DOCUMENTÁRIOS

CONSTELAÇÕES
DO EQUADOR

30 Maio de 1967. O tenente-coronel Odemegwu Ojukwu declara unilateralmente a independência do estado secessionista do Biafra, sobre o restante território da Nigéria. O governo federal presidido por Yakubu Gowon comanda uma ofensiva militar para recuperar a região. As hostilidades entre as duas partes irão dar inicio à guerra e ao primeiro conflito em larga escala em território africano. São Tomé e Príncipe, na época uma colónia portuguesa, marcada durante séculos pela escravatura e trabalho forçado, encontra-se próxima da região do Biafra por via aérea. A sua posição geográfica será determinante no decorrer da guerra. 50 anos depois, um fantasma procura vestígios na memória das vítimas desse acontecimento.

A STORY FROM AFRICA

Na sequência da Conferência de Berlim de 1885 quanto à divisão de África, o exército português usa um oficial talentoso para fazer o registo fotográfico da ocupação efectiva do território conquistado em 1907 ao povo Cuamato, no sul de Angola.
A Story from Africa dá vida a este arquivo fotográfico através da história trágica de Calipalula, o fidalgo Cuamato cujo papel foi decisivo no desenrolar dos eventos desta campanha de pacificação portuguesa.

O CANTO
DO OSSOBÓ

Rio do Ouro e Água-Izé foram as maiores roças de produção de cacau em São Tomé e Príncipe durante o período colonial português. A sua produção chegou a ser a maior a nível mundial em princípios do Século XX. Neste local milhares de homens e mulheres foram marcados pelo trabalho forçado em regime equiparado à escravatura. Hoje, a degradação alastra pelo espaço colocando em risco de extinção a memória coletiva santomense. Passados trinta anos de ausência, o realizador regressa ao seu país e a este lugar para encontrar os vestígios desse passado.

ESCOLA DE CINEMA

Cinco estudantes de cinema partilham as suas motivações, inspirações, dúvidas e angústias sobre o seu futuro, enquanto trabalham nos filmes uns dos outros, procurando a relação entre a vida de cada um e a vontade de fazer filmes.

ES
ES PT_PT EN